Wednesday, May 30, 2012

Importar carro de luxo por conta própria pode custar até 30% a menos

30/05/2012 Carros do Álvaro — Consumidor pode obter vantagens como a isenção de IPI e a opção por mais versões e configurações.
A combinação entre alta do dólar e a elevação do IPI para veículos importados em até 30 pontos percentuais deixou a tarefa de trazer um veículo de outro país ainda mais onerosa. Empresas especializadas, porém, afirmam que a importação independente pode sair até 30% mais barato do que comprar os carros oferecidos de forma oficial pelas montadoras que operam no Brasil. Este processo, feito sob encomenda, também abre portas para que consumidores possam adquirir carros dos “sonhos”, que não são oferecidos no mercado nacional.

Segundo a Connect Motors, empresa paulista especializada em assessorar clientes que querem importar por conta própria, a demanda por veículos “fora do rebanho” é crescente. Há ainda a possibilidade de obter isenção do IPI, que em alguns casos chega até a 55% do valor do carro. Para tanto, é preciso que a compra seja solicitada por uma pessoa física, que não tenha nesta prática finalidade de lucro ou hábito recorrente de importar veículos. Esta regra respeita o princípio da não-cumulatividade do imposto para pessoas físicas, entendimento previsto pelo Superior Tribunal Federal. Se o consumidor consegue provar que a compra é para uso próprio, a isenção do imposto pode ser obtida. Esta modalidade se mostra ainda mais vantajosa para modelos top de linha.

Para solicitar a importação, o interessado precisa reunir uma série de documentos e licenças prévias em órgãos públicos e cartórios. Empresas como a Connect realizam todo o trabalho burocrático para o cliente, inclusive a recepção ao veículo no país e a entrega do produto em domicílio. O comprador também precisa estar atento aos cuidados com o pós-venda e procurar fornecedores de peças e prestadores de serviços de manutenção qualificados.

Atualmente, os importados mais buscados por compradores brasileiros pertencem às categorias de esportivos e SUVs de luxo. Entre os esportivos, o Ford Mustang e o Chevrolet Corvette dominam a preferência, além de alguns modelos asiáticos, de marcas como Nissan e Mazda. Sedãs de luxo, como os GS e IS da Lexus, também são procurados. Apesar de a Lexus ter retomado as operações oficiais no Brasil, uma das vantagens da importação independente é a possibilidade de comprar versões e configurações que não são oferecidas pelas montadoras no país. Entre os SUVs, modelos da Cadillac como o SRX e o Escalade, além do Chevrolet Suburban, também são buscados.
Fonte: MotorDream

No comments:

Post a Comment