Monday, May 28, 2012

Teste: Lexus RX 350 2013

28/05/2012 Carros do Álvaro — Crossover anda bem e com muito conforto, mas projeto antigo não justifica o alto preço.
Enquanto os nichos de automóveis de luxo despencam pelo que vem se tornando o “antigo primeiro mundo”, o segmento aflora como nunca no mercado brasileiro, atraindo “players” inusitados, como vem ocorrendo de forma sucessiva nos últimos anos de crises internacionais. De 2008 até 2011, período em que a categoria cresceu 30% no Brasil, surgiram representações oficiais – leia-se, diretamente sob o chapéu da matriz – a rodo. Estão rodando por chiques avenidas do país marcas como Bentley, MINI,Lamborghini e até Rolls-Royce, com carros de mais de um milhão de reais.

E a fome desenfreada dos veículos de luxo, alheio ao aumento do IPI para carros importados, segue a toda. Na Avenida Nações Unidas, número 17.271, em São Paulo (SP) acaba de ser inaugurada a primeira concessionária Lexus no Brasil. Para quem não sabe, esta é a divisão de luxo da Toyota, que pertence a um filão ainda desconhecido do público brasileiro, o dos carrospremium japoneses. O principal produto, ao menos para o mercado nacional, é o RX 350.
Aclamado pela marca como o primeiro SUV de alto luxo da indústria automobilística, o RX 350 é o que se costuma chamar de crossover, o jipe com cara e aptidões voltadas ao meio urbano. Possui tração 4x4 o tempo todo, câmbio automático sequencial de 6 marchas e um motorzão 3.5 V6 de 277 cv e torque máximo de 34,2 kgfm, força que empurra muito bem o veículo, principalmente em estradas.

Até onde ele vai, porém, a marca não especifica na papelada, mas garantem que ele cumpre o 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e supera a casa dos 220 km/h. Já o consumo é moderado: na estrada marcou apenas 11 km/l, entre 100 km/h e 120 km/h.
Conforto puro

O nível de conforto do RX é algo realmente impressionante. Durante o test-drive, todos os quatro jornalistas presentes no carro dormiram em algum momento na viagem até Campos de Jordão, a cerca de 200 km de São Paulo. Esse ponto ainda é acentuado pela suspensão extremamente precisa na absorção das imperfeições do solo e um cuidadoso isolamento acústico – mal se escuta o motor ou os ruídos dos pneus.

A série disponível para o país ainda vem com ar-condicionado digital e dual-zone, teto solar e outros mimos como bancos e volante com ajuste elétrico, abertura e fechamento elétrico do porta-malas e uma central multimídia com 11 alto-falantes. Entretanto, é lamentável o carro não possuir conexão Bluetooth e GPS com mapas do Brasil (eles chegam apenas em outubro).
Em contrapartida...

Ao seguir os passos do Lexus RX 350 descobrimos que ele é um carro, digamos, mais “rodado”. O modelo foi lançado em 1997 e desde então vem passando por modificações visuais no desenho da carroceria. É um projeto que caminha para completar 15 anos, apesar da qualidade e sua perfeita funcionalidade.

Acontece que a Lexus – que nasceu em 1989 – adora uma comparação com a concorrência, em especial com o tradicional trio alemão Audi/BMW/Mercedes-Benz. Para os japoneses, segundo exaltam os gráficos e os comerciais, a Lexus já está em par de igualdade com o germânicos, quando não à frente deles. Mas não é para tanto.

O RX 350, rival de modelos como X3, GLK e Q5, custa assombrosos R$ 298.000. É simplesmente o modelo mais caro da categoria. Não só isso, o refinamento mecânico do SUV nipônico fica muito aquém ao dos concorrentes alemães, embora seu nível de conforto seja superior. Mas no quesito "soneca no banco" o Lexus é insuperável.
Dados técnicos

Preço: R$ 298.000
Capacidade: 5 passageiros
Velocidade máxima: 180 km/h
0 a 100 km/h: 0 s
Consumo urbano: 0 km/l
Potência: 277 cv
Torque
35,3 kgfm
Porta-malas: 1132 litros
Thiago Vinholes, de Campos de Jordão (SP)
Fonte: Carros.iG

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