Thursday, May 31, 2012

Idec lança campanha “Desencalhe a etiqueta”

31/05/2012 Carros do Álvaro — Instituto quer que o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular deixe de ter adesão voluntária e passe a ser obrigatório.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a campanha “Desencalhe a etiqueta”, que tem como objetivo tornar obrigatório o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) para todas as montadoras instaladas no Brasil. Lançado em 2008, o PBEV é um instrumento que permite ao consumidor comparar a eficiência energética de veículos de uma mesma categoria, classificando com notas de A (menor consumo) a E (maior consumo), com base no gasto com combustível. A campanha do Idec consiste em uma petição on line, que pode ser assinada neste link e será encaminhada às fabricantes brasileiras.

Lançado no Salão de São Paulo de 2008, o PBEV conta atualmente com a participação de oito montadoras (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen), e acompanha 157 versões de 105 modelos disponíveis no mercado brasileiro. A partir da quarta fase do programa, iniciada em abril, os carros participantes passam a trazer, no para-brisa, a etiqueta com o selo de eficiência energética e os resultados obtidos nos testes. Por enquanto, a adesão ao PBEV continua sendo voluntária e marcas como Chevrolet, Citroën, Nissan e Hyundai ainda não participam da iniciativa.

A principal vantagem do PBEV é aproximar os dados de consumo à realidade do consumidor brasileiro. Em seus países de origem, as montadoras já são acostumadas a informar dados de consumo e emissão de gases poluentes. Por aqui, esta ação ainda é algo incipiente. A lista completa de modelos etiquetados e suas respectivas posições no ranking por categoria está disponível no site do programa, que é comandado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fonte: MotorDream

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