Thursday, May 31, 2012

Avaliação: Volkswagen Golf R 2012

31/05/2012 Carros do Álvaro — Versão R é a mais potente e atraente configuração do Volkswagen Golf na Europa.Atualmente, o Golf é o modelo mais emblemático da linha da Volkswagen. Hoje em sua sexta geração na Europa – no Brasil parou na quarta –, o hatch médio acumula excelentes números de vendas e mantém a liderança no ranking europeu há três anos seguidos. E a sétima geração já tem sua apresentação agendada para o Salão de Paris, no fim do ano. Mas, mesmo assim, a marca alemã não sentou-se sobre o sucesso de seu best-seller europeu. Hoje, além da tradicional versão hatchback, o Golf tem outras cinco variações. E, dentre elas, a esportiva R é a mais marcante de todas.Esta configuração extremamente nervosa do Golf não é exatamente tradicional. O primeiro desta estirpe foi o R32, feito na quarta geração do médio. O modelo, lançado em 2003, trazia um V6 de 3.2 litros – daí o nome R32 - com 237 cv e 32,6 kgfm. Na geração seguinte, a quinta, o mesmo motor foi aprimorado e passou a render 250 cv e manteve o torque.

Na atual arquitetura do Golf, a Volkswagen prefiriu explorar a versatilidade do seu motor 2.0 TSI. Já presente em diversos outros carros da fabricante germânica, no Golf R ele está melhor do que nunca. Graças a mudanças no bloco, pistões, bielas e no gerenciamento eletrônico, o propulsor rende 270 cv e 35,6 kgfm entre 2.500 e 5 mil giros. A transmissão pode ser uma automatizada de dupla embreagem, a DSG, ou uma tradicional manual de seis velocidades.
A força é gerenciada por uma nova tração integral, que, de acordo com a Volks, é mais rápida e eficiente que sua antecessora. Se for necessário, o sistema pode jogar até 100% da tração para as rodas traseiras.

Tudo isso se traduz em uma aceleração de apenas 5,5 segundos até os 100 km/h com o câmbio DSG ou 5,7 s com o manual. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h em ambos os casos. Essas credenciais apimentadas logo apontam para a necessidade de um sistema de frenagem eficiente. Dessa maneira, o Golf R traz freios a disco ventilados de 345 mm na frente e 310 atrás – as rodas são de 18 polegadas.

Por ser o Golf mais potente e mais caro de toda a gama, o R é equipado com praticamente tudo o que o hatch pode receber. Itens como sistema de navegação, rádio de alta fidelidade, assentos esportivos com aquecimento, ar-condicionado automático, volante multifuncional forrado em couro, faróis bixenon e lanternas de leds são alguns dos presentes no furioso médio alemão.
Primeiras impressões

Briga caseira

Wolfsburg/Alemanha – Atrás do volante, pode-se dizer que o Golf R não traz grandes surpresas. A aceleração é enorme, como era de se imaginar de um carro com esses números, a transmissão DSG é extremamente rápida e a direção é altamente precisa. Além disso, a qualidade dos materais e encaixes é boa e o excelente isolamento acústico disfarça o quão rápido é possível chegar a bordo do modelo.

O ponto que pega no Golf R europeu é exatamente a concorrência interna. Não há como não o comparar ao GTI e seus 210 cv. E, andando no dia a dia, a diferença é quase imperceptível. Provavelmente em um circuito fechado exista alguma mudança de comportamento, mas, mesmo em uma Autobahn sem limites de velocidade, não são percebidas grandes alterações entre eles. Nada que justifique os quase 10 mil euros pedidos a mais – quase R$ 25 mil.

Certamente o R é mais rápido, mas não é mais temperamental que o GTI. Não se questiona a rapidez e eficácia do Golf R, mas fica clara a falta de ousadia da Volkswagen em fazer um carro mais feroz. Mesmo que isso significasse a perda de um pouco do conforto.
Ficha Técnica

Volkswagen Golf R

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 270 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 5,5 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Torque máximo: 35,6 kgfm entre 2.500 e 5 mil rpm.
Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras. Traseira indepentende do tipo four-link barra anti-rolagem. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 225/40 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,21 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,46 m de altura e 2,57 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.521 kg.
Capacidade do porta-malas: 275 litros.
Tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Wolfsburg, Alemanha.
Lançamento mundial: 2009.
Itens de série: Ar-condicionado automático dual zone, direção assistida, rodas de liga leve de 18 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS com EBD, controle de tração e de estabilidade, sensor de luminosidade e chuva, rádio/CD/MP3/USB/iPod/Bluetoth e GPS.
Preço: 37.375 euros, cerca de R$ 93 mil.
Fonte: MotorDream

No comments:

Post a Comment