Wednesday, May 30, 2012

Montadoras perdem 3 anos de crescimento no primeiro trimestre

30/05/2012 Carros do Álvaro — Notícias do mercado automotivo.
A indústria de veículos praticamente perdeu nos três primeiros meses de 2012 o crescimento acumulado de 2008 a 2011, segundo levantamento exclusivo feito pela Fundação Getulio Vargas, a pedido da Agência Estado. A produção de veículos saiu de uma expansão de 11,5% em 2011, na comparação com 2008, para uma queda de 11% apenas no primeiro trimestre de 2012, também na comparação com 2008. 

“Chama a atenção a mudança de posição relativa da indústria de veículos, refletindo os efeitos do processo de normalização dos estoques excessivos de automóveis e de quedas acentuadas na produção de caminhões”, avaliaram os economistas Silvio Sales e Aloisio Campelo, autores do estudo.

No primeiro trimestre, a taxa de produção da indústria em geral, na comparação com 2008, ano anterior à crise internacional, foi praticamente nula, de 0,3%, segundo o estudo. O resultado sinaliza a estagnação da atividade como um todo. Entretanto, os pesquisadores acreditam que a queda drástica verificada no setor de veículos possa ser pontual, e que haja alguma recuperação no horizonte, sobretudo após as recentes medidas tomadas pelo governo.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no último dia 21 um pacote para reaquecer o consumo, beneficiando, sobretudo, o setor de veículos. Com o objetivo de reduzir o estoque das montadoras, o governo zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis populares. Como contrapartida, as montadoras se comprometeram a reduzir os preços e evitar demissões.
Fonte: Blogs.Estadão

No comments:

Post a Comment