Saturday, May 26, 2012

Lexus RX350, Lexus IS300 e Lexus LS460 L - Avaliação

26/05/2012 Carros do Álvaro — Toyota relança a marca Lexus no Brasil para disputar os consumidores de automóveis de luxo.
Na última década do século passado, quando as importações de automóveis foram liberadas no Brasil, uma das marcas que vieram foi a Lexus. Criada em 1989 para atender à demanda do mercado norte-americano por automóveis de luxo, a marca “premium” da Toyota passou anos tendo seus modelos importados de forma pontual, com raras unidades oferecidas nas concessionárias Toyota. Os últimos foram trazidos há quatro anos. Agora a Lexus resolveu recomeçar sua história no Brasil de uma forma diferente. Abriu uma concessionária exclusiva para a marca na capital paulista, com todos os requintados rituais de atendimento importados da Lexus nos Estados Unidos. A ampla loja no bairro de Santo Amaro – com estilo de decoração que remete a uma galeria de arte – abre as portas oferecendo três modelos, todos produzidos no Japão. O sedã médio e esportivo IS300 sai por R$ 218.500, o “top” sedã grande LS460 L custa R$ 615 mil e o utilitário esportivo médio RX350 é oferecido por R$ 298 mil.

Os “alvos” prioritários eleitos pelos executivos locais da Lexus são os mesmos do “front” norte-americano. O IS300 visa BMW328 e Mercedes C250, a limusine LS460 L briga com Série 7 e Classe S e o RX350 encara X5 e Classe M. Por aqui, irão enfrentar também os modelos equivalentes da Audi – A4, A8 e Q7. Em novembro, desembarca o sedã médio-grande ES350. Ainda sem preço definido, concorrerá com Série 5, Classe E e A6. Dos Lexus que estão na elegante concessionária da Zona Sul de São Paulo, o RX350 é o único que já incorpora o “Spindle Grille” – algo como “grade eixo” –, a atual identidade visual da Lexus, marcada pela grade frontal em forma de ampulheta. O ES350, apresentado no mês passado no Salão de Nova Iorque, também já chega no final do ano ao Brasil com a nova “cara” da marca.

A filosofia estilística da Lexus, batizada de “L-finesse”, prega a criação de designs de ponta, mas que não percam a continuidade com o passado. O que ajuda a explicar o aspecto conservador de IS300 e LS460 L. Ainda não sintonizados com o “Spindle Grille”, ambos ostentam a grade trapezoidal que marcou os Lexus desde o lançamento do LS nos Estados Unidos, em 1989. O IS300, que é mais recente, já incorpora os leds nos faróis que lembram o “L” da logomarca. A grade do médio esportivo tem frisos finos e verticais, enquanto na limusine são grossos e horizontais. Ambos os sedãs têm faróis e lanternas traseiras trapezoidais, embora os dos IS sejam mais oblíquos e dinâmicos, o que denota sua esportividade. Com linha de cintura elevada e espelhos externos generosos, o estilo dos dois modelos é encorpado e fluido, mas bastante clássico.

Ao contrário dos sedãs, o utilitário RX350 ostenta uma estética mais contemporânea. Lançado em 1998 e recentemente atualizado, o modelo é o utilitário de luxo mais vendido no mercado norte-americano nos últimos 14 anos. A frente é marcada pela grade em forma de ampulheta e os faróis com leds em forma de “L”. Já a silhueta é elevada e bastante imponente, como se espera desse gênero de veículo. Sob o capô vai um motor 3.5 litros V6 de 277 cv, acoplado a um câmbio automático de seis velocidades, com opção de acionamento manual.

A vinda da Lexus para o Brasil faz parte da estratégia de globalização da marca, atualmente disponível em 80 países. Dentro do estilo metódico que caracteriza as marcas japonesas, os executivos da Lexus não confirmam prazos para abrir concessionárias em outras cidades brasileiras, embora garantam que há intenção de expandir a rede. Só fazem questão de deixar claro que, dessa vez, não haverá veículos da Lexus sendo vendidos em concessionárias Toyota. Estarão somente em concessionárias Lexus, que no mundo inteiro trabalham dentro do conceito “omotenashi” – hospitalidade em japonês –, baseado no princípio de antecipar as necessidades e os desejos de cada cliente. Para isso, todos os profissionais responsáveis pelo atendimento na concessionária paulistana foram treinados no Estados Unidos. Os modelos chegam ao Brasil com 4 anos de garantia que inclui Assistência 24 Horas, além da oferta de um Lexus reserva quando o cliente agendar reparos ou revisões. Afinal, qualquer que seja o idioma, uma verdade é universal: gente fina é outra coisa.

Orgulho nipônico

No final da década de 1980, as marcas japonesas já eram conhecidas por sua alta capacidade técnica e confiabilidade. Mas raramente eram lembradas quando o assunto era luxo. A criação da Lexus por parte da Toyota, em 1988, foi uma tentativa de mudar essa panorama. Os primeiros carros foram lançados no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, no ano seguinte. E trouxeram a missão de desafiar marcas premium já estabelecidas, como BMW e Mercedes. A proposta ia além da qualidade inerente aos carros desta estirpe. A Lexus avisava que iria se dedicar aos serviços de pós-venda. Tanto é que, logo no primeiro ano, 81 concessionárias foram inauguradas.

A escolha do país para a apresentação dos precursores LS400 e ES250 já mostrou claramente qual era o principal objetivo da Toyota. Na época, o mercado norte-americano ainda recebia a primeira leva de modelos importados e os japoneses procuravam explorar ao máximo o extenso mercado. A Europa ficou para segundo plano.

Já em 1991, a Lexus foi a principal marca importada nos EUA. Para continuar a história de sucesso por lá, a Lexus procurou entender o que o consumidor local gostava. Em 1996, a marca japonesa criou seu primeiro utilitário, o grande LX. Logo em seguida, em 1998, veio o médio RX. A estratégia deu certo. Entre 1999 e 2010, a fabricante japonesa foi a principal marca premium nos Estados Unidos, sempre à frente das rivais europeias e até das locais, como a Cadillac.

Com o tempo, a Lexus se diversificou. Criou divisão esportiva e até modelos menores, como o hatch médio CT, de 2010. Foi também uma das pioneiras em modelos híbridos no mercado norte-americano. Em 2009 veio o primeiro superesportivo da marca. O superlativo LFA, com seu V10 de 560 cv e alta complexidade tecnológica, é uma das grandes vitrines tecnológicas da Lexus. Tanto que acaba de ganhar prova na categoria SP8 nas 24 horas de Nürburgring, na Alemanha.
Primeiras impressões / Lexus RX350

Na rua, na chuva e na fazenda

Campos do Jordão/SP - O trecho que liga a capital paulista à sofisticada cidade serrana de Campos do Jordão, tradicionalmente frequentado por motoristas abonados a bordo de seus carrões, foi sem dúvida um “habitat” bastante adequado para a avaliação da linha Lexus. E, em particular, para o utilitário esportivo RX350, o modelo da marca que melhor se presta a passeios rurais, sem se incomodar com a qualidade das estradas.

A bordo, chama a atenção o excesso de apliques em madeira – comum a todos os Lexus. Quase todo o volante é em madeira. O que dá ao habitáculo um aspecto meio “Dallas”, mas certamente há quem aprecie a estética norte-americana. Pelo menos todos os revestimentos são de alto padrão, o acabamento é de primeira e há fartura de superfícies “soft touch”. Além de espaço de sobra para levar família e tralhas, tudo no maior conforto.
A curiosidade sobre a motorização instiga a abrir a tampa do capô, o que se revela uma experiência meio frustrante. Como em toda a linha Lexus, o motor do RX350 é no estilo “nada a ver”. Ou seja, daqueles motores modernos que parecem mais umas “caixas pretas” e não deixam ver absolutamente nada sobre suas “partes íntimas”. Trata-se de um 3.5 litros V6 com duplo comando de abertura de válvulas VVTi, que gera 277 cv a 6.200 giros e 35,3 kgfm a 4.700 rpm. Ou seja, não falta força para mover as quase duas toneladas de SUV. Toda esse vigor é gerido pelo câmbio automático de seis marchas, que tem modo de acionamento sequencial manual na manopla.

Em termos dinâmicos, um dos destaques do RX350 é o sistema VDIM – “Vehicle Dynamics Integrated Management” ou Gerenciamento Integrado do Comportamento Dinâmico. Ele administra de forma integrada os sistemas eletrônicos e de controle dinâmico do veículo, como freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, controle de tração e estabilidade e direção assistida. Projetado para antecipar o início de uma derrapagem ou deslizamento do veículo, o VDIM serve para ajudar a corrigir situações críticas, controlando a frenagem individualmente nas quatro rodas e as respostas do acelerador.
Em resumo, trata-se um utilitário esportivo extremamente confortável, daqueles que permitem que se dirija durante horas e horas sem cansar. A direção elétrica torna o carro extremamente dócil nas manobras. O sistema de tração 4X4 conta com controle inteligente e controle ativo de torque. Segundo a marca, junto com o último “facelift” houve um redimensionamento da suspensão, para tornar o modelo ainda mais confortável. E isso, efetivamente, o RX350 é.Primeiras impressões / Lexus IS300

Radical chique

Sedã esportivo da Lexus no Brasil, o IS300 tem a responsabilidade de ser o veículo mais “jovem” da linha. Suas linhas dinâmicas se refletem num dos melhores coeficientes de penetração aerodinâmica do mercado automotivo – 0,28 cx. De forma mais modesta que o grandalhão LS460 L e o utilitário esportivo RX350, o sedã médio exibe bom padrão de acabamento e revestimentos requintados – que incluem as indefectíveis aplicações em madeira. Um item de série interessante é a coluna de direção, que além de ser regulável em altura e profundidade, se recolhe automaticamente quando o carro é desligado, o que torna mais fácil a saída e a entrada do veículo.
O motorista pode optar pela opção Snow (neve), que garante melhor tração em pisos escorregadios. Há também a tecla Power, que ajusta a configuração de motor e câmbio para melhorar a performance. Os pneus de alta performance também ajudam a aumentar a vontade de acelerar: 225/45 R17 na frente e 245/45 R17 para a traseira.No asfalto da descida da serra de Campos do Jordão, chega a hora do IS300 mostrar a que veio. Quando se aperta o acelerador até o fundo, o motor V6 rosna com uma fúria insuspeita e despeja sem comedimento seus 231 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. E o carro ganha velocidade com vontade, sem jamais dar a sensação de descontrole. O IS300 acelera sem vacilações e permite ultrapassagens seguras e elegantes. Para tornar a experiência mais divertida, as “borboletas” no volante para mudanças das marchas do câmbio automático sequencial de seis velocidade se encarregam de aumentar ainda mais a sensação de esportividade. Primeiras impressões / Lexus LS460 L

Existe um lugar

Eleito em 2010 e 2011 como o automóvel com mais alto desempenho em qualidade na indústria automotiva norte-americana pela J. D. Power, o LS460 L não se inibe com a árdua missão de ser o “top” de linha da Lexus. É um carro cuja produção é cercada de pequenas “excentricidades”. Como o fato de que todos os motores da linha LS são colocados em funcionamento numa bancada de testes e ascultados por um técnico com um estetoscópio, para assegurar que seu funcionamento seja perfeito. E não se trata de um motor qualquer. Sob o capô está o motor V8 de 4,6 litros e 32 válvulas, Dual VVTiE, acionado por atuador elétrico, que gera 347 cv de potência a 6.400 rpm, com torque de 46,4 kgfm a 4 mil giros.

A transmissão Shiftronic de oito velocidades, com opção de troca de marchas sequenciais, ajuda a administrar com eficiência essa usina de força que move os 1.965 quilos de sedã. Em movimento, o LS460 L parece bem leve. Se desloca de forma ágil e precisa, esbanja força nas acelerações e não faz feio nas curvas, apesar dos imodestos 5,18 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixo de vastos 3,09 m.
Por dentro, com todo esse tamanhão, o LS460 L tem espaço para dar e vender. Tudo revestido com muita madeira e couro, tudo de alta qualidade e com acabamento primoroso. Os bancos dianteiros têm 16 modos de regulagem elétrica de altura, distância e encosto e pernas. São três memórias para o banco do motorista e do passageiro, que também armazenam posições do espelho retrovisor externo e da coluna de direção, que é ajustável eletricamente em altura e profundidade. Mas existe um lugar do LS460 L que é reservado aos “vips” – e esse lugar é o banco traseiro direito. Singelamente batizado de “Vip seat”, o assento se ajusta ao corpo do passageiro e, segundo a Lexus, transmite sensação de conforto similar à da primeira classe de um avião. O passageiro que viaja ali tem à sua disposição dois controles remotos. Um para gerir o sistema de entretenimento que inclui DVD player, outro para escolher a melhor combinação entre as múltiplas funções disponíveis para o banco. Além de inclinação do encosto, comprimento do assento e temperatura, é possível escolher o tipo de massagens – alongamento e shiatsu – e o local onde ela se concentrará – lombar ou ombros. Em cada caso é possível escolher três diferentes níveis de intensidade e velocidade da massagem. Dá para entender por que tal dispositivo não está disponível para o banco do motorista – a soneca seria inevitável. Além disso, quem compra o LS460 L normalmente está sentado no banco de trás. Ao volante, normalmente está um sujeito de terno, quepe e luvas brancas.

Ficha técnica

Lexus RX350

Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.456 cm³, seis cilindros em “V”, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Controle eletrônico de tração.
Potência: 277 cv a 6.200 rpm.
Torque: 35,3 kgfm a 4.700 rpm.
Diâmetro e curso: 94,0 mm X 83,0 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo double McPherson. Traseira independente do tipo duplo A. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 235/60 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de frenagem de emergência.
Carroceria: Utilitário esportivo com quatro portas e cinco lugares. Com 4,77 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,72 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Tem airbag duplo frontal, laterais, de cortina e de joelho para motorista e passageiro.
Peso: 1.895 kg.
Capacidade do porta-malas: 1.132 litros.
Tanque de combustível: 72,5 litros.
Produção: Miyawaka, Japão.
Lançamento mundial: 2009.
Itens de série: Faróis e lanternas de led, direção elétrica, sistema de gerenciamento de comportamento dinâmico, ABS, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em aclives, airbags frontais, laterais dianteiros e traseiros, de cortina e de joelho para motorista e carona, apoios de cabeça ativos, faróis de xenônio com lavador, keyless, sensor de luminosidade, rádio/CD/USB/Blietooth com 12 alto-falantes, volante com regulagem de altura e profundidade, cruise control, câmara de ré e sensor de estacionamento.
Preço: R$ 298.000.

Lexus IS300

Motor: Gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm³, seis cilindros em “V”, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré, com opção de mudanças sequenciais na manopla do câmbio ou através de borboletas no volante. Tração traseira. Controle eletrônico de tração.
Potência: 231 cv a 6.200 rpm.
Torque: 30,6 kgfm a 4.400 rpm.
Diâmetro e curso: 87,5 mm X 83,0 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo double wishbone. Traseira independente do tipo multilink. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 225/45 R17 na frente e 245/45 R17 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de frenagem de emergência.
Carroceria: Sedã com quatro portas e cinco lugares. Com 4,85 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,41 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Tem airbag duplo frontal, laterais, de cortina e de joelho para motorista e passageiro.
Peso: 1.656 kg.
Capacidade do porta-malas: 378 litros.
Tanque de combustível: 65 litros.
Produção: Miyawaka, Japão.
Lançamento mundial: 2005.
Itens de série: Oito airbags, ABS, controle de tração e de estabilidade, sistema de gerenciamento de comportamento dinâmico, faróis de xenônio com lavador, sistema de direcionamento dos faróis, sensor de luminosidade, acabamento em couro, banco dianteiro com regulagem elétrica, ar-condicionado de dupla zona, teto solar, trio elétrico, bancos com aquecimento, keyless, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth.
Preço: R$ 218.500.

Lexus LS460L

Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 4.608 cm³, oito cilindros em V, com quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 347 cv a 6.400 rpm.
Torque máximo: 46,4 kgfm a 4 mil rpm.
Diâmetro e curso: 94,0 mm x 83,0 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink com rodas independentes, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 245/45 R19.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 5,18 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,47 m de altura e 3,09 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cabeça e para os joelhos de motorista e passageiro da frente de série.
Peso: 1.965 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 510 litros.
Tanque de combustível: 84 litros.
Produção: Miyawaka, Japão.
Lançamento mundial: 2006. Reestilização: 2009.
Lançamento no Brasil: 2012
Itens de série: Ar-condicionado automático de quatro zonas, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, travamento das portas por controle remoto, rodas de liga-leve de 19 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, sistema de som rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth/Aux, apoio de cabeça central traseiro, alarme perimétrico, vidros traseiros elétricos, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageador, controlador de velocidade de cruzeiro, câmara de ré, assistente de estacionamento,
Preço: R$ 615 mil.
por Luiz Humberto Monteiro Pereira - Auto Press 
Fonte: MotorDream

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