Thursday, May 24, 2012

Dafra Roadwin 250R - Avaliação

24/05/2012 Carros do Álvaro — Roadwin é ágil na cidade, mas peca com o motor fraco.
Jaqueta, capacete, luvas. Minha roupa toda preta contrasta com a pequena esportiva branca com adesivos vermelhos. Puxo o acelerador até o fim e o motor de 250 cm³ grita por entre os carros no corredor norte-sul de São Paulo. A pequena moto de 173 quilos em peso de marcha se torna imponente na faixa movimentada. Acelero, primeira, segunda, terceira velocidade. A troca é rápida, pois as marchas são curtas. A faixa é estreita, mas isso não é um problema. Ela tem largura total de 778 mm e faz com que facilmente passe pelos incômodos espelhos retrovisores com apenas um jogo de cintura.

Paro no sinal vermelho. Motos em fila. Um motociclista ao lado me pergunta: “Que moto é essa, não conheço?”. Pois bem. Essa é a Roadwin, a esportiva de 250 cm³ da Dafra.
Compacta e leve, ela é muito boa para encarar o trânsito urbano. Mas não fique incomodado quando for ultrapassado por motos com aparências menos agressivas. Realmente a Roadwin engana um pouco quando se trata de potência. Seus 24 cv a levam a no máximo 130 km/h (dados da montadora). E acredito realmente nisto, pois muitas vezes fui puxar a marcha seguinte e ela já estava em quinta.

Para uma pessoa de 70 quilos ela é muito confortável. A posição de pilotagem não é tão esportiva e o que mais me agradou foi a facilidade de se movimentar por entre as faixas. Basta inclinar para lado e ‘vrummmm’, deixa todos para trás. Quando está entre 40km/h a 60km/h ela responde muito bem. E por falar em mudanças, a primeira velocidade é somente para colocar a moto em movimente mesmo. Isso, porque a baixíssimas velocidades já pede mudança. Então se você não quiser ficar fazendo troca de marchas constantemente essa moto não é indicada para você.
Com poucos minutos em trânsito ela já aquece bastante e você sentirá o calor do motor em suas pernas (as duas). Mas nada o suficiente para prejudicar a pilotagem. Um ponto que me surpreendeu foi a suspensão dianteira. Quando passei sem perceber por um desnível no asfalto pensei comigo, ‘agora já era’. Vai me atirar para cima como um touro nervoso e depois pisotear sobre minha carcaça. Mero engano meu. A suspensão telescópica de 128 mm respondeu muito bem e amorteceu quase que completamente o impacto.

Foi outro item que quase me atirou para fora da moto, e esse de fábrica. Muito cuidado ao acionar o freio dianteiro (duplo disco de 290 mm de diâmetro com pinças de dois pistões). Ele é muito sensível e qualquer toque pode sair mais brusco do que o esperado. Então vá com cautela e utilize sempre em primeiro lugar o freio traseiro quando for reduzir de velocidades mais elevadas.
Uma coisa que me agradou bastante foram alguns detalhes estéticos. Ao pilotar a moto durante o dia você poderá não perceber, mas o painel da Roadwin conta com uma luz azul que dá um charme especial. E por sinal, ele é bem completo e conta com velocímetro digital, conta-giros, duplo hodômetro parcial, marcador de combustível, relógio e sensor de temperatura do motor. Outro detalhe interessante são linhas vermelhas nas rodas que combinam muito bem com os adesivos colados na carenagem branca.

E esse conjunto todo acabou chamando não só a atenção do motociclista no sinal vermelho (como já mencionado no início do texto), como também de diversas outras pessoas, algumas leigas e outras já calejadas no mundo das motos.

“Isso que é moto”, disse o porteiro do prédio onde moro ao me ver com a pequena Roadwin. Ao chegar em casa, meu irmão complementou: “Essa moto deve andar bastante”. Realmente o conjunto construído pela Dafra proporciona uma visão robusta e isso pode que gerar frustrações quando acionado o acelerador e a resposta fica aquém do esperado.
Mesmo com poucos dias pilotando esta moto, minha avaliação é positiva. Leve, ágil e bonita. Se movimenta muito bem e proporciona um grande prazer ao pilotar. Mas ao mesmo tempo ela tem suas restrições. O motor monocilíndrico, 4 válvulas, DOHC, deixa um pouco a desejar e fica bem atrás das suas concorrentes diretas. Resumindo, é divertido pilotar a pequena Dafra e o valor é compatível ao que ela oferece. É a mais barata dos quatro modelos de 250 cm³ oferecidos no Brasil, com preço sugerido de fábrica de R$ 12.490,00.
por Eduardo Coutelle
Fonte: BestRiders

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