Saturday, May 26, 2012

Cliente que comprou carro e ainda não recebeu pode negociar desconto do IPI

26/05/2012 Carros do Álvaro — Dedução já pode ser requerida, desde que o veículo não tenha sido entregue.
Nesta semana o governo brasileiro anunciou a redução do IPI para carros novos, bem como concedeu benefícios para que as instituições cortem os juros e aumentem as parcelas dos financiamentos, tudo com o intuito de ajudar as montadoras a desafogarem os estoques de veículos nas lojas. Tudo muito lindo e belo, porque de quebra o consumidor foi “beneficiado” – embora isso tenha data certa para acabar.

Mas e você que comprou um carro zero quilômetro há alguns dias antes do anúncio, vai sair perdendo?

De acordo com Bernadete de Aquino, assessora de comunicação do Procon-SP, desde que o comprador ainda não tenha recebido o carro, ele pode negociar o abatimento desse valor com a loja ou com a montadora. Se precisar, a própria instituição de defesa ao consumidor pode ajudar nessa conversa, mas vale ressaltar que eles não serão obrigados a dar o desconto.

Existem dois caminhos a seguir: se a compra do carro foi efetuada em uma concessionária, a conversa sobre esse abatimento tem que ser direto com a loja. Caso o veículo tenha sido adquirido pelo site da marca ou em um feirão, aí o comprador deverá entrar em contato com a fabricante.

“No geral, as montadoras e as lojas estão abatendo esse valor, porque eles não vão perder dinheiro, uma vez que o imposto não está sendo exigido deles. Além disso, acaba funcionando como uma arma de fidelização”, disse a porta-voz do Procon-SP.

Mas o consumidor tem que ficar atento, porque, caso o desconto seja concedido, o valor na nota fiscal muda e, com isso, deve ser emitido um novo documento com o real preço pago pelo automóvel.

Pacote de salvação

A medida anunciada pelo governo no dia 21 de maio veio em uma hora em que a indústria automotiva estava indo mal, parte disso causado pelos altos juros cobrados pelas instituições e também pela difícil aprovação de crédito para financiar um carro.

Com esses benefícios, os carros fabricados no Brasil com motor de até 1.0 litros teve o IPI isentado, enquanto os veículos com motor entre 1.1 e 2.0 teve o imposto reduzido de 11% para 6,5%.

As montadoras também se comprometeram com o governo em dar descontos que vão de 1% a 2,5%, dependendo da cilindrada do modelo. Além disso, o IOF (imposto sobre operações financeiras) foi reduzido de 2,5% para 1,5%.
Fonte: Carros.iG

No comments:

Post a Comment