Thursday, June 14, 2012

Teste: Citroën DS5 Hybrid4 e Peugeot 3008 Hybrid4

14/06/2012 Carros do Álvaro — No clima da Rio+20, PSA Peugeot Citroën apresenta DS5 e 3008 com tecnologia Hybrid4 e põe biodiesel brasileiro no tanque.As atenções de ecologistas de todo o planeta estão voltadas para o Rio de Janeiro, onde ocorre a Rio+20. Para aproveitar a conferência internacional sobre o desenvolvimento sustentável, a PSA Peugeot Citroën apresentou no balneário carioca uma parceria inédita: a união entre a sua pioneira tecnologia híbrida a diesel europeia Hybrid4 e o biodiesel B30 “made in Brazil”. Para desfilar utilizando combustível derivado de petróleo acrescido de 30% de óleos vegetais – no caso, óleo de palma –, os modelos com sistema Hybrid4 escolhidos pela PSA foram o já conhecido Peugeot 3008 e o ainda inédito por aqui Citroën DS5. O crossover da linha de luxo francesa é cotado para estar no estande da marca francesa no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Quando abastecidos com o B30, a marca garante que os veículos emitem apenas 75 g de CO2/km, índices similares aos obtidos por modelos 1.0 litro flex abastecidos apenas com etanol.

Proibidos pela legislação brasileira, os carros de passeio movidos a diesel são uma forte realidade na Europa. E a Citroën, que lidera as vendas de automóveis a diesel no mercado europeu, pretende crescer ainda mais no segmento com a tecnologia batizada de Hybrid4. Trata-se do primeiro motor híbrido em escala comercial que associa um bloco de combustão a diesel a um propulsor elétrico. Os dois podem ser acionados simultânea ou separadamente, através de gerenciamento eletrônico. Desta forma, o carro oferece a alternância entre quatro sistemas de condução: automático, elétrico, tração integral e esportivo.
O primeiro modo é direcionado à otimização do consumo e define o propulsor de acordo com a exigência da situação. Já com o seletor apontando para o elétrico, o carro zera as emissões de poluentes e chega aos 70 km/h, com autonomia de até quatro quilômetros. Com os dois motores ligados, o Hybrid4 disponibiliza tração integral. O trabalho conjunto das motorizações também é explorado no modo esportivo, no qual são entregues 200 cv – 163 cv do motor quente na dianteira somados aos 37 cv da propulsão elétrica na traseira.

A tecnologia existe na Europa desde 2011, quando foi introduzida no Peugeot 3008, e está disponível também para o sedã 508 e a station 508 RXH. Já o DS5 é o estreante da Citroën no sistema. A versão apresentada no Rio de Janeiro representa um avanço expressivo em termos de consumo e emissões de CO2. Os 75 g por quilômetro obtidos com o B30 significam 50% de redução de emissões em relação aos motores movidos apenas a diesel. O combustível aditivado com 30% de óleos vegetais também oferece redução significativa de emissões quando comparado com os híbridos abastecidos com o diesel B5, usual nos postos europeus, que emitem 99 g CO2/km. 
Sustentabilidade à parte, o DS5 também é novidade enquanto automóvel. Embalado pela recente notoriedade adquirida ao servir de carro presidencial para a posse do recém eleito presidente francês François Hollande, o hatch esbanja linhas arrojadas e chama a atenção por onde passa. Com 4,52 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,53 m de altura, o DS5 é imponente e oferece bastante espaço. Na frente, a grade cromada se destaca e os faróis de leds compõem o visual moderno e “clean”. Por dentro, a linha DS mostra que é mesmo a investida da Citroën para brigar no segmento dos carros de luxo. Seu interior apresenta padrões comparáveis a modelos de marcas premium. Bancos grandes e de couro, acabamentos e encaixes com material de alta qualidade e equipamentos de série compõem a arrojada cabine.

Todo esse estilo e tecnologia, por enquanto, é privilégio dos europeus e dos chineses. O DS5 híbrido apresentado no Rio de Janeiro, assim como o 3008 Hybrid4, incorpora-se à frota de testes do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën no Brasil. Além da tecnologia brasileira na produção de biodiesel, o Centro também desenvolve estudos para a utilização de materiais ecologicamente corretos nos automóveis.
Primeiras impressões

Estilo dinâmico

À primeira vista, entrar no DS5 assusta. A quantidade de comandos em dois consoles centrais – um entre os bancos da frente e outro no teto do carro – faz lembrar a cabine de um avião. No entanto, os recursos são intuitivos e possuem fácil acesso – após cinco ou dez minutos, já é possível familiarizar-se com quase todos. O conforto e o espaço também são notáveis, com banco e volante oferecendo diversos níveis de ajustes.

Com o sistema Hybrid4 operando no modo “Auto”, a partida se dá pelo motor elétrico e não emite qualquer ruído. O modo “Zev” – zero emission vehicle – é bastante eficiente em pequenos trechos. Assim que o motorista pisa um pouco mais forte no acelerador, automaticamente o sistema entrega as ações ao motor a diesel. A transição é feita de forma praticamente imperceptível. A todo momento, o sistema define a motorização a ser usada, o que garante conforto ao motorista em situações de tráfego mais intenso.
Quando a via se apresenta livre, é uma boa oportunidade para experimentar o modo “Sport”. Aliando os dois motores, o carro oferece maior agressividade, com trocas de marchas mais rápidas e regimes mais elevados. Não é preciso exigir muito para que o DS5 ultrapasse os 120 km/h. A direção bem equilibrada também é perceptível nas curvas, onde a ação conjugada da tração frontal com a tração traseira oferece maior estabilidade e dinamismo, tanto em entradas quanto nas saídas.

Além da oportunidade de experimentar a tecnologia Hybrid4, a vinda do DS5 é a chance de ter contato também com o “estado de arte” em termos de requinte e tecnologia da marca francesa. A bordo, o bom espaço deixa todos os ocupantes viajarem confortavelmente, num ambiente onde diversos detalhes e equipamentos explicitam a refinada proposta do modelo. A julgar pelo DS5, a aposta da Citroën para enfrentar as grandes marcas do segmento premium parece acertada. E, enquanto o motorista aproveita a boa dirigibilidade e o desempenho vigoroso dos 200 cv, as linhas modernas do crossover roubam a cena do lado de fora. O estilo do DS5 atrai os olhares pela beleza, mesmo quando circula pela sempre arrebatadora orla carioca num fim de tarde de outono.
Ficha técnica

Citroën DS5 Hybrid4

Motor: Híbrido, com propulsor diesel de 1.997 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote, com turbo-compressor e injeção direta. Propulsor elétrico abastecido por baterias de íon lítio, de 37 cv.
Transmissão: Câmbio automático de seis marchas a frente e uma ré. Tração integral.
Potência máxima: 200 cv a 3.850 rpm.
Torque máximo: 28 kgfm entre 1.700 e 4.500 rpm
Diâmetro e curso: 85 X 88 mm.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson. Traseira independente do tipo multilink.
Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros sólidos
Carroceria: Crossover de cinco portas com cinco lugares. Com 4,52 metros de comprimento, 1,87 de largura e 1,53 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.660 kg.
Capacidade do porta-malas: 465 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Sochaux, França.
Lançamento: 2011.
Itens de série: Computador de bordo touchscreen, volante aquecido e regulável, freio de estacionamento elétrico, tapetes de proteção massageadores no banco do motorista com ajuste na lombar, elevadores dianteiros e traseiros elétricos, ativação automática do pára-brisa, retrovisores eletrônicos, rodas de liga leve 18 polegadas, airbags frontais e laterais, faróis bi-xénon, regulador de velocidade e ABS.
por Michael Figueredo - Auto Press
Fonte: MotorDream

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