Thursday, June 14, 2012

Comparativo: Honda 150 Fan ESi versus Honda Titan EX

14/06/2012 Carros do Álvaro — Qual modelo comprar: Titan 150 ou Fan 150?
versus
Antes de lidar com motos profissionalmente, eu tinha um tipo de visão a respeito dessas duas motos, porém na prática houve uma grande virada. As duas motocicletas me surpreenderam tanto na disposição quanto na mobilidade.

Embora elas tenham praticamente a mesma configuração de potência, torque, diâmetro x curso, etc, a Titan tem um motor mais disposto para subir ladeiras, mesmo sendo 1 kg mais pesada que a Fan. Ambas possuem bom desempenho na cidade grande, mobilidade por entre os carros e uma saída bem marcada, ou seja, engatou a primeira marcha e ela arranca fortemente.
versus
Hoje, as duas possuem partida elétrica, luzes de sinalização lateral. Porém não têm pisca-alerta. A Fan é mais leve talvez por causa da suspensão traseira, pois é duplo amortecida. Já a Titan possui braço oscilante de mesma medida que a Fan (130 mm).

As duas chegaram com tanques completamente cheios aqui na redação e só foram ter um real gasto de combustível após várias idas e vindas ao centro de São Paulo. Portanto, tanto a Fan quanto a Titan possuem uma característica importante em qualquer veículo: ser econômica.

A retomada de velocidade durante um bom percurso em alta velocidade não é bem acentuada, quero dizer, você terá que reduzir bem a marcha no caso de uma frenagem brusca e recomeçar todo o processo de progressão de velocidade.
versus
O painel de ambas as motocicletas é bem marcado. Todos os pontos necessários para uma boa pilotagem, sem preocupações, estão à mostra, desde o marcador de combustível, de velocidade, até o indicador de farol alto e “ponto morto”.

Embora eu procure evitar os buracos, ao passar por um achei o conjunto “suspensão/banco” bem macio e de vital importância. Essas duas motos foram feitas para qualquer um pilotar, portanto o banco é bem enquadrado e macio, afinal duas motos leves precisam do conforto da suspensão e do banco senão desmontariam no primeiro impacto.

versus
Por serem leves é normal alcançarem uma boa velocidade em pouco tempo, mas os freios falham na hora “H”. Se o piloto confiar somente no dianteiro, já era. O uso dos dois freios é essencial para esses modelos, ou sua vida estará por um fio. Esse com certeza é um dos motivos para a grande quantidade de acidentes envolvendo esses modelos.

Tanto a Fan quanto a Titan não são difíceis de pilotar, mesmo em altas velocidades. O tamanho total e o peso de cada uma facilitam o deslocamento na cidade grande e, quem quiser arriscar, nas estradas. É só ir com calma.
versus
Diz a lenda que a Titan é mais fácil de quebrar que a Fan. Porém, não as testamos durante alguns meses para crer nisso. As duas motos possuem as mesmas características tanto nas configurações quanto no desempenho, isso já expliquei no início. Portanto na hora de comprar vai de acordo com a necessidade do piloto. Se preferir uma moto com cores diferenciadas, com design moderno, compre a Titan. Já se você preferir algo mais simples tanto no design quanto nas cores, algo mais discreto, mas com as mesmas especificações e 1,1 mil reais mais barato, compre a Fan. 
versus
Abaixo está uma tabela mostrando as diferenças de cada uma:
versus
por Danilo Galvão

No comments:

Post a Comment