Thursday, June 14, 2012

Avaliação: Mercedes-Benz SLK 250

15/06/2012 Carros do Álvaro — Versão 250 do roadster alemão oferece potência e estilo na medida certa.No Brasil é complicado encontrar um modelo conversível pelas ruas. A insegurança ainda é um fator negativo e os endinheirados, que arriscam adiquirir um modelo como este, na sua maioria transitam por aí com a capota fechada. Mas, não há apaixonado por carros, e até mesmo os que não são tão admiradores, que não volte a atenção para esse tipo de veículo quando o vê trafegando na rua.

No caso do Mercedes SLK 250 há ainda um adendo relevante: a sobriedade e classe que um produto dá marca da estrela de três pontas oferece ao proprietário. Diferente de outros esportivos conversíveis, esse roadster (sendo assim, com apenas dois lugares) faz com que o motorista se vista a caráter tanto para um passeio no litoral num sol de rachar, como para ir à um evento corporativo de negócios, por exemplo.
Ao entrar na cabine, claro que a primeira busca é pelo botão de abrir a capota. Mas, calma. A experiência deve ficar para depois. Primeiro vêm os ajustes dos bancos e retorvisores, que são elétricos, e do volante, que nesse caso é manual (algo que poderia ser repensado pela montadora). Depois verificamos a temperatura do ar-condicionado digital dual-zone e se está tudo “ok” com os freios ABS com EBD, sitemas de controle de tração e estabilidade e com o sitema multimídia com USB, MP3 e bluetooth que é integrado em uma tela LCD de 5,8”.

Logo em seguida vamos para a partida do motor, que é tradicionamente conhecida. A chave é enxaixada em um local comum aos outros modelos da marca, ali do ladinho direito do volante. Giramos ela e motor 1.8 turbo 16V de 4 clindros em linha com 184 cavalos de potência dá o tom.
Com propulsor ligado, tudo ajustado e o cinto de segurança enxaixado chegamos ao momento de abrir a capota. Aqui uma ressalva: esse dispositivo só pode ser aberto com o veículo parado e demora cerca de 20 segundos para colocar os passageiros ao ar livre. Além disso, como acessórios para melhorar o conforto da experiência, há dois vidros colocados atrás do santatonio que podem ser deslocados para o centro. Para? O objetivo é que os cabelos, principalmente os femininos, não fiquem esvoaçando em altas velocidades.

Se você é daqueles que se pergunta qual o melhor momento para andar em um conversível, durante o dia ou a noite, tenha certeza, os dois são exelentes. Durante o dia o vento no rosto é inconfundivel e o prazer de pisar fundo no acelerador é único. Durante a noite vale a pena manter uma velocidade mediana e observar aquele surreal céu estrelado, que se estiver contemplado com uma lua cheia, acredite: é o seu dia de sorte.
Damos uma parada durante o passeio e observamos o design do SLK 250. A parte frontal é moderna e segue as linhas dos novos modelos da Mercedes-Benz. Já a traseira traz uma grande semelhança com a geração anterior, com lanternas mais robustas e linhas mais retas. Voltando a parte frontal se você parar por alguns segundos se lembrará de um co-irmão deste roadster, aquele com portas asas de gaivota. Há algo comum no conjunto da obra, deixando este modelo com cara de versão “compacta” do SLS.

O desempenho é digno. As retomadas são fáceis e as respostas são imediatas. Mesmo se trantando de um esportivo baixo, a suspensão é confortável e ao mesmo tempo direcionada para o melhor desempenho. Quer mais emoção? Coloque a alavanca do câmbio automático 7G-Tronic Plus de sete velocidades no modo Sport e depois anterne para o modo Manual. Assim a diversão está garantida.
De acordo com a Mercedes-Benz, o SLK 250 atinge a velocidade máxima de 240 km\h e faz de 0 a 100 km\h em 7 segundos (aqui vale lembrar que essa versão é a de “entrada” da marca, já que há também a SLK 350 com motor V6 e 306 cv). O consumo também é um ponto favorável: durante a estada conosco o modelo manteve os 9 km\l de média (alternando trechos urbanos e rodoviários). Algo bom para um carro em que isso não é um dos quesitos relevantes no momento da compra.

No final a conclusão é simples. Se você não se importa de ter um modelo conversível de apenas dois lugares e gosta de emoção, o Mercedes-Benz SLK 250 é uma ótima opção. Depois do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados, ele ganhou alguns números na cifra, passando a custar R$ 202.900. Mas, convenhamos. Nada que uma conta bancária gorda não supere esse problema, não é mesmo!?

Autor: Leonardo Faria / Foto: Larissa Florêncio
Fonte: Carsale

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