Saturday, June 16, 2012

Comparativo: Chevrolet Cruze Sport6 LTZ x Nissan Tiida Hatch SL

16/06/2012 Carros do Álvaro — Chevrolet Cruze Sport6 desafia Nissan Tiida Hatch.
versus
Já ocupando o quinto lugar do ranking dos hatches médios mais vendidos do Brasil no mês passado - com base nos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) -, o Chevrolet Cruze Sport6, que chegou há pouco mais de dois meses, está alcançando modelos como o VW Golf, por exemplo, que apesar de defasado, carrega uma série de amantes no currículo. Respectivamente, o novato e o veterano fecharam maio com 1.041 e 1.191 unidades emplacadas, respectivamente.

Mas o que não faltam são adversários na lista do modelo da GM. Nesta página, ele enfrenta o Nissan Tiida Hatch que, assim como outros modelos da lista, está merecendo novidades, tanto que vendeu somente 684 unidades no período. A última do modelo pseudojaponês (é fabricado no México) foi apostar nos equipamentos de série, elevando o custo-benefício.

Além do tipo de carroceria, as principais semelhanças entre Sport6 e Tiida estão nas medidas (confira na ficha técnica, abaixo) e na motorização 1,8 litro flexível, o primeiro com 144 cv e o segundo, 126 cv.
versus
Mas tudo para por aí. O Sport6 tem 18,9 mkgf de torque máximo já aos 3.800 rpm, contra 17,5 mkgf a 4.800 giros do rival, ou seja, mais força no modelo da GM, em mais baixas rotações. Dados como velocidade máxima e aceleração entre zero e 100 km/h não são divulgados pelas marcas.

Ainda falando em mecânica, mais um ponto a favor do Sport6, que traz câmbio automático de seis velocidades na versão avaliada, a LTZ (R$ 73.957). No Tiida são apenas quatro marchas. Na prática, é visível a necessidade de pelo menos uma marcha a mais no Nissan. O giro, vai lá em cima e a economia, por água abaixo.

Vale lembrar que o Tiida não sai por mais de R$ 55.190. Eis aí um ponto a favor do modelo da montadora japonesa, uma vez que a diferença (ultrapassa os R$ 18 mil) é bastante tentadora na hora de fechar negócio.

Por outro lado, se você é daqueles que abrem mão do baixo preço em prol da comodidade, é bom lembrar que o Nissan fica devendo ao Sport6 na lista de equipamentos. O GM traz controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro e sistema de navegação GPS, por exemplo. Todos indisponíveis no Nissan.
versus
O Sport6 herdou o interior do Cruze sedã, ou seja, acabamento, funcionalidade e ergonomia estão entre os pontos fortes. O único item a reclamar é a suspensão que - também a exemplo do irmão três volumes - bate seco quando passa por buracos, ultrapassando os limites da esportividade. Ponto para o Tiida, mais macio.

E quando o assunto pende para o reduto da estética, o Cruze Sport6 vira o jogo novamente e faz bonito, dando um verdadeiro banho no Tiida, que, diga-se de passagem, tem aparência de gosto duvidoso...

Veredicto

Sim, o Chevrolet Cruze Sport6 LTZ custa R$ 18.767 a mais que o Nissan Tiida Hatch SL. Mesmo assim ele sai vitorioso deste comparativo. Além da lista de equipamentos mais vasta, o GM se sobressai ao rival tanto no visual quanto no conjunto motor e câmbio.
versus
Por: Vagner Aquino / Fotos: ilustrativas

No comments:

Post a Comment