Friday, June 15, 2012

Avaliação: Renault Duster 4×4 2013

15/06/2012 Carros do Álvaro — Falta requinte ao Renault Duster 4×4.Com tabela a partir de R$ 61.470, o Duster é o mais em conta entre os utilitários-esportivos compactos à venda no Brasil com tração 4×4. A nova geração do EcoSport só deve chegar no próximo semestre e, depois do Renault, o modelo “traçado” com a menor tabela é o Kia Sportage, que parte de R$ 98.969.

A lista de itens de série do Duster é extensa. Inclui ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, freios ABS, som com leitores de CD e MP3, entradas USB e para tocadores digitais. Tudo com comandos na coluna de direção. Na linha 2013 a novidade é o sensor de auxílio a manobras de estacionamento na traseira. O recurso vem a calhar, já que a visibilidade atrás é ruim.
Seu motor 2.0 flexível agrada. O torque é suficiente para mover com certa destreza os 1.353 quilos do jipinho. A 120 km/h, por exemplo, o quatro-cilindros trabalha na faixa dos 3.000 giros, o que se traduz em baixo consumo de combustível.

O sistema de tração é igual ao do “antigo” EcoSport 4WD. Tem posições dianteira, automática e bloqueada, em que a força é distribuída em 50% para cada eixo.

Bem que o Duster poderia oferecer câmbio automático. Único disponível, o manual de seis marchas tem engates duros, ruins para rodar no dia a dia em meio ao trânsito urbano.
Por causa do sistema de tração, em vez do eixo de torção a suspensão traseira utiliza multibraço. Independente, esse recurso é eficiente para o fora de estrada, mas não para a cidade.

No geral o acabamento do Renault é pobre. Faz falta, por exemplo, iluminação para os comandos dos vidros elétricos, que na porta do motorista ficam deslocados para a frente. Além de estarem distantes das mãos, tornam-se “invisíveis” no escuro. O ruído a bordo também é elevado para um veículo dessa faixa de preço.

Outro ponto negativo é a ergonomia. O motorista viaja colado junto à porta.
Por: Marcelo Fenerich
Fonte: Blogs Estadão

No comments:

Post a Comment