08/06/2012 Carros do Álvaro — Mercedes-Benz mostra nova geração da Sprinter, que aposta em conteúdo e segurança para manter clientela.Foram seis meses desde a entrada em vigor das normas Proconve P7, até a Mercedes-Benz apresentar a nova linha Sprinter no Brasil. A demora foi pelos grandes estoques da gama antiga e ocorre apenas duas semanas após o lançamento na Argentina, onde o modelo é produzido. A mudança incorpora às 44 versões oferecidas o visual e a mecânica já usados pelo modelo na Europa desde 2006. As alterações não ocorreram antes pelo fato de a legislação brasileira não exigir, até então, padrões de segurança e emissões de poluentes semelhantes aos europeus, o que adiou as mudanças na fábrica da Grande Buenos Aires, que abastece o Mercosul.
Para enfrentar a concorrência pesada no segmento dos comerciais leves e semi-leves – e elevar sua participação no mercado para ambiciosos 20% até 2014. Até agora está em 16% –, a Mercedes-Benz investiu em tecnologia para o novo Sprinter. Todas as variantes vêm de série com airbag para o motorista, freios ABS com EBD e controle de estabilidade ESP. As mudanças estruturais e mecânicas ainda ampliaram a capacidade de carga do modelo, que agora consegue levar até 5 toneladas na versão 515 CDI.
Para enfrentar a concorrência pesada no segmento dos comerciais leves e semi-leves – e elevar sua participação no mercado para ambiciosos 20% até 2014. Até agora está em 16% –, a Mercedes-Benz investiu em tecnologia para o novo Sprinter. Todas as variantes vêm de série com airbag para o motorista, freios ABS com EBD e controle de estabilidade ESP. As mudanças estruturais e mecânicas ainda ampliaram a capacidade de carga do modelo, que agora consegue levar até 5 toneladas na versão 515 CDI.
A reformulação da linha de montagem em Gonçales Catán, na Argentina, custou US$ 100 milhões para a Mercedes-Benz. A marca estima que 50% – cerca de 16 mil unidades – seja destinada ao mercado brasileiro. Desse total, 60% são de versões de carga, com maior participação do furgão. Sob o capô, o novo propulsor diesel OM 651, biturbo de quatro cilindros da linha BlueEfficiency. Com 2.1 litros, ele é oferecido em duas configurações, com 114 cv e 146 cv a 3.800 rpm - o torque é de 28,5 e de 33,6 kgfm, sempre entre 1.200 e 2.400 rotações. Apesar de menor que o do Iveco Daily – outro modelo recém-lançado –, que usa um 3.0 litros com até 170 cv, a Mercedes-Benz confia na boa usabilidade do propulsor no dia a dia do transporte de cargas ou passageiros. Junto ao novo motor, atua um também renovado câmbio manual de seis marchas.
Descrita pela marca como a segunda geração da Sprinter, os furgões de carga e passageiros e a versão chassi – "pelada", só com a cabine na frente e o resto do chassi livre – ganharam visual mais contemporâneo. Os faróis maiores deram um ar elegante ao utilitário, assim como a lateral vincada, que termina nas enormes lanternas traseiras. Os vidros colados diretamente na carroceria nas laterais e portas de trás também contribuem para um visual mais bonito e limpo. Com dimensões maiores, o novo modelo ainda é capaz de ser carregado com pallets através da porta lateral. O interior também é novo, com linhas parecidas com a de alguns automóveis da marca. Com a nova linha Sprinter, a marca também quer investir no pós-venda dos furgões. Junto ao lançamento brasileiro, a Mercedes-Benz apresentou o programa Van Center, que oferece concessionárias exclusivas para a Sprinter, assim como assistência técnica especializada e postos de serviços rápidos. A primeira unidade está localizada na Zona Sul de São Paulo e as próximas serão abertas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Além dessas, outras quatro serão inauguradas no país – as outras cidades, sempre com vendas acima de mil unidades por ano, ainda não foram definidas.
A proposta dos centros específicos é estar localizados estrategicamente para o pronto atendimento aos usuários do modelo, facilitando o acesso à manutenção e outros serviços. Os preços se mantiveram competitivos – o aumento para a nova geração foi de cerca de 3% e o mais barato sai por R$ 79.900. Tudo para conseguir o tão sonhado aumento de participação em um mercado liderado pela Iveco.por Igor Macário - Auto Press
Fonte: MotorDream
Descrita pela marca como a segunda geração da Sprinter, os furgões de carga e passageiros e a versão chassi – "pelada", só com a cabine na frente e o resto do chassi livre – ganharam visual mais contemporâneo. Os faróis maiores deram um ar elegante ao utilitário, assim como a lateral vincada, que termina nas enormes lanternas traseiras. Os vidros colados diretamente na carroceria nas laterais e portas de trás também contribuem para um visual mais bonito e limpo. Com dimensões maiores, o novo modelo ainda é capaz de ser carregado com pallets através da porta lateral. O interior também é novo, com linhas parecidas com a de alguns automóveis da marca. Com a nova linha Sprinter, a marca também quer investir no pós-venda dos furgões. Junto ao lançamento brasileiro, a Mercedes-Benz apresentou o programa Van Center, que oferece concessionárias exclusivas para a Sprinter, assim como assistência técnica especializada e postos de serviços rápidos. A primeira unidade está localizada na Zona Sul de São Paulo e as próximas serão abertas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Além dessas, outras quatro serão inauguradas no país – as outras cidades, sempre com vendas acima de mil unidades por ano, ainda não foram definidas.
A proposta dos centros específicos é estar localizados estrategicamente para o pronto atendimento aos usuários do modelo, facilitando o acesso à manutenção e outros serviços. Os preços se mantiveram competitivos – o aumento para a nova geração foi de cerca de 3% e o mais barato sai por R$ 79.900. Tudo para conseguir o tão sonhado aumento de participação em um mercado liderado pela Iveco.
Fonte: MotorDream
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