Tuesday, June 12, 2012

ArqBravo mostra o A!PA, primeiro carro popular argentino

12/06/2012 Carros do Álvaro — Crossover com porte de Ford EcoSport pode chegar ao Brasil com motor flex da Fiat.Depois do fracasso da linha de veículos nacionais produzidos pela Gurgel no Brasil, nos anos 1970 e 1980, a argentina ArqBravo terá agora a chance de finalmente impulsionar a indústria legitimamente latino-americana. Após dois anos de desenvolvimento, a fabricante, pertencente a um conglomerado local, apresentou o conceito do crossover A!PA, primeiro carro popular projetado e fabricado na Argentina. O protótipo já apresenta as linhas definitivas do modelo, cujo nome é uma sigla para Auto Popular Argentino.

Assim como a extinta fabricante brasileira, a ArqBravo é resultado de um projeto pessoal, neste caso iniciado pelo arquiteto Miguel Angel Bravo. O objetivo é oferecer um veículo acessível, que possa ser utilizado como utilitário para cargas, táxi e também como carro de família. Para destacar a versatilidade do modelo, o A!PA tem assoalho plano. O conjunto mecânico – motor e transmissão – será fornecido pela FPT, empresa do Grupo Fiat. Cerca de 75% dos componentes do veículo serão produzidos localmente, contra a média de 45% dos carros produzidos por multinacionais instaladas no país.

De acordo com o Autoblog Argentina, o compacto será produzido em Florencio Varela, na província de Buenos Aires. O preço deve partir de 40 mil pesos – cerca de R$ 18 mil –, graças ao auxílio de um fundo governamental chamado Bicentenário, criado pela presidente Cristina Kirchner e que já foi utilizado por montadoras como Fiat e PSA Peugeot Citroën. A produção deve começar no final deste ano ou início de 2013, com a geração de 4 mil empregos diretos e indiretos na região.

A fabricante argentina também aguarda um decreto presidencial para estabelecer uma série de benefícios fiscais para a produção. A construção do primeiro protótipo funcional do modelo ainda depende da aprovação de uma linha de crédito do governo argentino. O projeto do A!PA teve como ponto de partido a popularização de utilitários com vocação urbana, como o Ford EcoSport. Segundo a ArqBravo, há planos para vender o modelo também no Brasil, onde o crossover de 4,2 metros seria equipado com um motor flex da Fiat.
Fonte: MotorDream

No comments:

Post a Comment