12/06/2012 Carros do Álvaro — IPI encarece sedãs importados.
Um dos segmentos mais prejudicados com a alta do IPI para importados é o de sedãs grandes. Com o aumento dos preços, esses carros perderam competitividade e suas vendas despencaram – principalmente os feitos fora do Mercosul. Alguns, como os Chevrolet Malibu e Omega, estão com os dias contados.
O primeiro é produzido nos Estados Unidos e acaba de mudar de geração por lá. O três-volumes estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, mas não será mais vendido aqui.
Por ora, a tabela do Malibu começa em R$ 99.900. No mês passado foram vendidas apenas cinco unidades no Brasil. No acumulado de janeiro a maio, foram 77 exemplares.
O Omega, que já foi produzido no Brasil e parte de R$ 161 mil, também deixará de ser trazido em breve. De janeiro a maio, somou 268 unidades vendidas.
A Honda deixou de trazer o Accord. A marca informa que o sedã passa a vir apenas por encomenda, mas divulga os preços. Na tabela mais recente o modelo partia de R$ 99.800, na versão 2.0, e de R$ 144.500 na V6.
Outros representantes do grupo são o alemão Volkswagen Passat, o japonês Toyota Camry e diversos sul-coreanos, como os Hyundai Sonata e Azera e os Kia Optima e Cadenza. Da Peugeot acaba de chegar o francês 508.
Briga difícil
Desde o fim do ano passado o IPI para importados subiu 30%. A exceção é para modelos produzidos em países do Mercosul e no México. Com o aumento, alguns ficaram com preços próximos aos de opções mais luxuosas.
O Camry, por exemplo, parte de R$ 161 mil. Para comparação, o Audi A4 parte de R$ 139 mil e o Mercedes-Benz Classe C começa em R$ 125.900. Mesmo com motor mais potente, o Toyota não tem o status dos alemães.
Um dos segmentos mais prejudicados com a alta do IPI para importados é o de sedãs grandes. Com o aumento dos preços, esses carros perderam competitividade e suas vendas despencaram – principalmente os feitos fora do Mercosul. Alguns, como os Chevrolet Malibu e Omega, estão com os dias contados.O primeiro é produzido nos Estados Unidos e acaba de mudar de geração por lá. O três-volumes estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, mas não será mais vendido aqui.
Por ora, a tabela do Malibu começa em R$ 99.900. No mês passado foram vendidas apenas cinco unidades no Brasil. No acumulado de janeiro a maio, foram 77 exemplares.
O Omega, que já foi produzido no Brasil e parte de R$ 161 mil, também deixará de ser trazido em breve. De janeiro a maio, somou 268 unidades vendidas.
A Honda deixou de trazer o Accord. A marca informa que o sedã passa a vir apenas por encomenda, mas divulga os preços. Na tabela mais recente o modelo partia de R$ 99.800, na versão 2.0, e de R$ 144.500 na V6.
Outros representantes do grupo são o alemão Volkswagen Passat, o japonês Toyota Camry e diversos sul-coreanos, como os Hyundai Sonata e Azera e os Kia Optima e Cadenza. Da Peugeot acaba de chegar o francês 508.
Briga difícil
Desde o fim do ano passado o IPI para importados subiu 30%. A exceção é para modelos produzidos em países do Mercosul e no México. Com o aumento, alguns ficaram com preços próximos aos de opções mais luxuosas.
O Camry, por exemplo, parte de R$ 161 mil. Para comparação, o Audi A4 parte de R$ 139 mil e o Mercedes-Benz Classe C começa em R$ 125.900. Mesmo com motor mais potente, o Toyota não tem o status dos alemães.
Por: Rafaela Borges
Fonte: Blogs.Estadão
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