Thursday, June 7, 2012

Teste completo: Volvo V40

07/06/2012 Carros do Álvaro — Com airbag para pedestre, Volvo V40 promete mudar mercado de hatches e brigar com modelos consagrados.
A Volvo quer se reinventar no mercado de hatches. A ideia é entrar de vez no segmento, com um modelo mais tradicional, diferente da abordagem anterior com o ousado C30. Dessa forma, o V40 aparece para brigar com modelos consagrados como o Audi A3, o futuro Mercedes Classe A, o BMW Série 1. Todos que receberam novas gerações há pouco tempo atrás.

A produção do novo carro da marca sueca já começou em Ghent, na Bélgica, e o veículo deve chegar às concessionárias europeias nos próximos meses. A Volvo pretender vender 90 mil unidades por ano do V40 em todo o mundo. Desse número, 85% dos emplacamentos devem ocorrer na Europa.
O novo modelo só estará disponível na versão quatro portas, com comprimento maior que o C30 – o V40 tem 4,36 m, 10 cm a mais do que o antecessor. Do visual destaca-se o capô com os vincos em forma de “V”, que formam a grade dianteira, dando ao carro uma imagem esportiva. As muitas linhas esculpidas ao longo da carroceria são tanto estéticas quanto para direcionar o fluxo de ar e melhorar as características aerodinâmicas. Já as luzes diurnas são posicionadas nos cantos inferiores da frente.

Como no C30, a parte de trás do V40 é realçada pelas lanternas posicionadas na parte superior que seguem a curvatura da linha de cintura. A silhueta culmina em uma traseira de desenho dinâmico, que termina com as lanternas. No lugar da tampa traseira inteiramente de vidro, o visual agora é mais tradicional, com a área envidraçada limitada pela linha de cintura do veículo.
A marca irá equipar o V40 com diversos motores turbo, selecionados de acordo com cada mercado. O mais popular deverá ser o 1.6 litro diesel – de 115 cv -, junto com o 2.0 litros, com 150 cv, também movido a óleo nas versões D2 e D3. Entre os propulsores a gasolina está um 1.6 litro com potências de 150 cv e 180 cv, e o cinco cilindros de 2.5 litros e 254 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas.

Além dos sistemas tradicionais de segurança, o V40 traz uma grande inovação: um airbag para pedestre que é capaz de evitar o trauma na cabeça da vítima e, simultaneamente, elevar o capô em 10 cm, ajudando a absorção de impacto. O novo Volvo inclui uma vasta lista de equipamentos para proteger os ocupantes. No caso de uma colisão, outro airbag na altura do joelho do condutor se abre para evitar lesões. Outro dispositivo é o Full Auto Brake, que freia o carro sozinho para impedir impactos mais fortes em obstáculos e pessoas.
A marca irá equipar o V40 com diversos motores turbo, selecionados de acordo com cada mercado. O mais popular deverá ser o 1.6 litro diesel – de 115 cv -, junto com o 2.0 litros, com 150 cv, também movido a óleo nas versões D2 e D3. Entre os propulsores a gasolina está um 1.6 litro com potências de 150 cv e 180 cv, e o cinco cilindros de 2.5 litros e 254 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas.

Além dos sistemas tradicionais de segurança, o V40 traz uma grande inovação: um airbag para pedestre que é capaz de evitar o trauma na cabeça da vítima e, simultaneamente, elevar o capô em 10 cm, ajudando a absorção de impacto. O novo Volvo inclui uma vasta lista de equipamentos para proteger os ocupantes. No caso de uma colisão, outro airbag na altura do joelho do condutor se abre para evitar lesões. Outro dispositivo é o Full Auto Brake, que freia o carro sozinho para impedir impactos mais fortes em obstáculos e pessoas.
Primeiras Impressões

Incursão de tamanho

Verona/Itália – Imediatamente ao entrar no carro, nota-se que o interior do V40 é projetado visando a ergonomia, conforto e uma condução envolvente. Seguindo o projeto “clean” da Volvo, o interior é revestido com materiais antialérgicos e couro sem cromo.

A direção do Volvo V40 é suave, mas falta um pouco em relação ao nível de resposta para chegar ao BMW Série 1. Porém, o prazer é garantido com as precisas trocas de marcha tanto na versão automática quando na manual. A grande estabilidade e aderência fazem o carro ágil nas curvas, tornando o V40 um rival digno em termos de dinâmica, mesmo com um concorrente forte como o Audi A3.

O novo carro sueco vem com três modos de desempenho: Elegance, Eco e Performance que privilegiam, respectivamente, conforto, economia e esportividade. O modelo garante não apenas trocar de cor as luzes internas, mas sim entregar um desempenho com trocas diretas e estilo de condução diferenciado.
O automóvel integra o maior tamanho a um carro elegante e compacto. Pode-se dizer que é uma mistura das linhas do atual sedã da marca, o S60, com a traseira do SUV XC60. Designers e engenheiros têm dedicado especial atenção aos detalhes, especialmente dentro do carro, onde o novo painel, com indicadores gráficos, oferece a possibilidade de personalizar a visualização e informação.

A iluminação interior foi projetada para reproduzir o efeito de “luzes de teatro”. Pontos de leds são utilizados para selecionar um vermelho para o azul, que se adapta à temperatura ou escolher entre os sete temas diferentes de acordo com seu humor. Até mesmo a alavanca do câmbio é iluminada, para criar um efeito tridimensional único.

Os bancos dianteiros, bem como os traseiros, são desenhados para garantir o máximo conforto e possuem o sistema de aquecimento elétrico. Os designers da Volvo buscaram criar uma sensação de luxo através de materiais de qualidade. É um hatch, porém maior, mais confortável e inovador que o C30. Mesmo que não pareça.
Ficha técnica

Volvo V40

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 2521 cm³, com cinco cilindros em linha, turbo e quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Potência máxima: 233 cv a 5.000 rpm.
Torque máximo: 32,6 kgfm entre 1.500 e 4.800 rpm.
Diâmetro e curso: 83,0 mm X 93,2 mm. Taxa de compressão: 9,0:1.
Aceleração 0-100 km/h: 6,7 segundos.
Velocidade máxima: 240 km/h.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barras estabilizadoras.
Freios: Discos na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistência eletrônica.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,36 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,44 m de altura.
Peso: 1.321 kg.
Capacidade do porta-malas: 335 litros.
Tanque de combustível: 62 litros.
Produção: Ghent, Bélgica.
Lançamento mundial: 2012.
Preço na Europa: 36.995 mil euros - aproximadamente R$ 93.256.
por Carlo Valente
Fonte: MotorDream

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