Monday, June 4, 2012

Renault Sandero Stepway 1.6 16V 2012 - Avaliação

04/06/2012 Carros do Álvaro — Motor do Sandero Stepway 1.6 16V responde bem a uma pisada mais forte.
O Renault Sandero é um carro que, fora os veículos das "quatro grandes", foi aprovado pelo brasileiro. Os dados de emplacamentos da Fenabrave mostram o hatch figurando frequentemente entre os dez primeiros mais vendidos. Com uma linha que oferece versões mais acessíveis a modelos sofisticados, o Sandero se mostra bem versátil. Testamos a versão topo de linha Stepway, com câmbio manual de cinco velocidades, que agrega elementos aventureiros sem perder o conforto. O preço sugerido é de R$ 43.490.

Por fora, a versão facilmente se destaca das demais, com recursos que simulam um "fora-de-estrada". A suspensão é elevada em 50 mm a mais que o Sandero convencional, chegando a 18,5 cm. Os pára-choques de impulsão e paralamas são bem destacados em plástico. Uma estrutura em formato de quebra-mato instalada na dianteira, estribos laterais, barra no teto, pneus de uso misto, rodas de 16 polegadas e máscaras negras nos faróis completam o visual externo.
No interior, a sofisticação melhorou em relação ao modelo anterior, principalmente no painel, que combinou bem os materiais utilizados, iluminação e posição dos instrumentos. A ergonomia é um dos pontos positivos do Sandero Stepway. Nesta versão topo de linha, o motorista pode deixar o veículo mais ajustado ao seu tamanho com as regulagens de altura do volante e do banco. O rádio/CD/MP3 ficou maior, com botões de fácil acesso, sem falar da conectividade USB, com iPod e Bluetooth, tudo para agradar ao motorista e passageiros.

Em relação ao pacote de equipamentos de série, o Sandero Stepway é bem servido. O modelo sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, além de rodas de liga leve de 16 polegadas, com pneus de uso misto. A Renault ainda oferece um adesivo para colar na carroceria do carro como opcional.
Na hora de acelerar, o desempenho do motor 1.6 16v de 107 cv (gasolina) e 112 cv (etanol) é satisfatório. O aventureiro arranca bem e não faz diferente nas retomadas, dificilmente o motorista vai precisar reduzir uma marcha se precisar fazer uma ultrapassagem mais arriscada ou mesmo enfrentar ladeiras mais íngremes. O ar-condicionado ligado parece não prejudicar em nada o desempenho do hatch, deixando o passeio ainda mais agradável. A experiência só fica um pouco menos prazerosa, porque o câmbio não é tão macio.

O motor responde bem a uma pisada mais forte do motorista, garantindo o prazer de dirigir. A acústica é moderada, dosando bem entre o corte de ruídos externos, mas permitindo ouvir um pouco do motor, para aqueles que gostam. Nas curvas, o conjunto da suspensão executa um bom trabalho e mantém o Stepway na linha. Mesmo em conversões com maior velocidade, o hatch se mostra confiável. O freio é outro item eficiente do modelo. O sistema atende bem, mesmo com pouca pressão no pedal.
Face aos seus concorrentes, o Renault Sandero Stepway é um veículo bem apresentado para a sua categoria. É claro que há margem para melhorias, principalmente no interior, que já evoluiu, mas ainda deve se comparado com alguns modelos de outras marcas. Mas para o brasileiro, que passou tantos anos tendo que conviver somente com quatro marcas de veículos, vai encontrar neste hatch uma boa opção. 
por: Leandro Eiró // fotos: Marcus Lauria
Fonte: RevistaTorque

No comments:

Post a Comment