Wednesday, June 13, 2012

Marcopolo amplia investimento global previsto até 2016

13/06/2012 Carros do Álvaro — Parte do aporte de R$ 450 milhões vai para aumento de capacidade produtiva no Brasil.
A Marcopolo aumentou em R$ 100 milhões o valor de seu investimento previsto para aplicação entre 2011 e 2016 em suas operações em todo o mundo. Anunciado em agosto do ano passado o aporte passará de R$ 350 milhões para R$ 450 milhões, informou a empresa por meio de comunicado divulgado nesta quarta-feira, 13.

De acordo com o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, a ampliação do investimento se deve ao agressivo plano de crescimento da empresa para os próximos anos, no Brasil e no exterior, e também pela perspectiva de maior demanda que o mercado brasileiro deverá ter até 2016. “A demanda por ônibus em todo o mundo deverá aumentar, não de maneira linear e nem em todas as regiões e, por isso, precisamos ser eficientes e competitivos para ter o produto certo para cada mercado em expansão”, comenta em nota.

No Brasil, o foco é aumento da capacidade produtiva de suas duas plantas localizadas em Caxias do Sul (RS), que receberão fatia de R$ 100 milhões entre 2012 e 2013, para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos, compra de maquinários e construção de um novo centro logístico, além de um centro de treinamento e novas instalações administrativas. Parte do aporte vai para a nova fábrica em São Mateus (ES), dedicada à produção de miniônibus, da unidade de negócios Volare, com foco em exportação.

“A Marcopolo, assim como qualquer empresa brasileira que queira ser competitiva internacionalmente, precisa buscar constantemente níveis mais elevados de produtividade, economia de escala, automação, com forte foco na redução de custos e na qualificação e formação profissional. Esses são os principais drivers da nossa companhia e a ampliação dos investimentos é justamente para aproveitar as sinergias que o mercado brasileiro oferece hoje e nos torna ainda mais competitivos. Com isso, ganha o País, o nosso cliente, a empresa, os nossos colaboradores e as comunidades nos locais onde estamos instalados”, ressalta de la Rosa.

O diretor da Volare, Milton Susin, acrescenta que a perspectiva de crescimento no mercado externo, sobretudo na América Latina, impulsionou a Marcopolo a ampliar sua produção em um local que permitisse maior competitividade no mercado internacional. “A decisão por instalar uma unidade nessa região se deu em razão da questão logística de insumos e por ser próximo ao porto, o que é fundamental para quem visa o mercado externo. A fábrica produzirá veículos para a exportação para atender a demanda crescente pelos nossos produtos em países da América do Sul e África, além das regiões Norte e Nordeste”, explica.

Metas

Com a ampliação de seu investimento, a Marcopolo atingirá aporte de R$ 1 bilhão aplicados entre 2007 e 2016. A empresa espera quase dobrar sua receita líquida até lá, para R$ 6 bilhões, enquanto a projeção para este ano é de R$ 3,6 bilhões. A previsão para produção é de 32,5 mil unidades em 2012 e de 40 mil até 2016. Em 2011, a receita líquida fechou em R$ 3,3 bilhões e a produção em 31,5 mil ônibus.

Além do Brasil, a Marcopolo possui fábricas na África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e Rússia, que somam 18 mil trabalhadores.

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