Monday, June 11, 2012

Hyundai Brasil e Grupo Caoa dividirão o mesmo estande no Salão de São Paulo

11/06/2012 Carros do Álvaro  —  Estande no evento dobra de tamanho e reforça união estratégica.
Quem visitar o próximo Salão do Automóvel de São Paulo, no Anhembi, em outubro próximo, verá um estande da Hyundai bastante crescido, com pouco mais de 1,8 mil metros quadrados, ou quase o dobro da área ocupada em eventos anteriores. Este ano, pela primeira vez, a Hyundai Brasil, que no segundo semestre começa a produzir carros em sua nova fábrica de Piracicaba (SP), compartilhará o mesmo espaço com seu importador oficial no País, o Grupo Caoa, que também monta sob licença alguns veículos da marca coreana em Anápolis (GO) desde 2008 – e este mês anunciou em comercial na TV da Paraíba investimento em outra unidade de produção naquele Estado.

No mesmo espaço montado no Anhembi, além dos modelos importados ou montados aqui pelo Grupo Caoa, a Hyundai vai lançar oficialmente o hatch HB, modelo derivado do i20 projetado para ser o primeiro carro da marca fabricado no Brasil, que deverá ser a principal atração do estande no salão paulista.

O arranjo mostra que a união entre o Grupo Caoa e a Hyundai é bem mais forte do que tem sido especulado na imprensa, que várias vezes nos últimos anos veicula notícias sobre a separação das empresas, com a possível compra dos negócios do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Se isso um dia acontecer, deve demorar, dado o elevado grau de dependência da Hyundai com a Caoa, que já tem fábrica própria e, principalmente, rede de concessionárias já estabelecida, o que leva alguns anos para construir.

Segundo algumas fontes, o contrato atual entre as partes estabelece que o Grupo Caoa tem a exclusividade de fabricação e venda de qualquer modelo Hyundai com motorização acima de 2 litros, justamente os que são montados em Anápolis. Todos os modelos com motor abaixo disso poderiam, em tese, ser negociados em rede de concessionárias independente da Caoa, mas para isso a Hyundai ainda precisa percorrer um longo caminho para formar sua malha de distribuição, o que não foi feito até agora. Portanto, nesse momento o custo para isso parece não valer a pena para a Hyundai, que deverá continuar a usar a já bem estabelecida rede de Andrade para vender todos os carros da marca, sejam eles importados ou fabricados em Piracicaba ou Anápolis.

Ao menos por enquanto, os laços entre Hyundai e Caoa parecem bem atados. Executivos de ambas as empresas têm encontros constantes e traçam estratégias em comum para os próximos anos, como mostra o caso do estande expandido no próximo Salão do Automóvel.

Por: Pedro Kutney
Fonte: AutomotiveBusiness

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