08/06/2012 Carros do Álvaro — Honda CR-V 2012 x Toyota RAV4 2012.Na velocidade do mundo atual, as referências e tendências mudam rapidamente. A retórica também vale para a indústria automobilística. Que o diga o RAV4, que ao ganhar versão 4×2 derrotou o arquirrival CR-V em comparativo publicado no JC em fevereiro do ano passado. Agora, os dois voltam a se enfrentar e o Honda não apenas leva a melhor. Ele atropelou o concorrente da Toyota.
O que mudou nesse período de um pouco mais de um ano? Nem foi tanto assim. O CR-V passou por atualizações que solucionaram as principais falhas da versão anterior. Além disso, por ser feito no México, o Honda não paga imposto de importação e é tabelado em R$ 86.915 na versão LX 4×2, de entrada.
O CR-V tem estilo mais moderno. Além disso, ganhou itens que faziam falta, como comandos para funções do rádio no volante.
Já o RAV4 parou no tempo. Agora, diante do revigorado rival, parece um “velhote”. Para piorar, é feito no Japão e, desde o início do ano, recolhe 30% a mais de IPI do que carros produzidos no Mercosul e México. Resultado: parte de R$ 108.500.
A diferença de preço, que era de cerca de R$ 4 mil no ano passado, agora ultrapassa os R$ 20 mil.
RAV4 tem visual mais cansado e apresenta certa rusticidade por dentro e por fora. Seu jeitão é de utilitário de verdade.
Em contrapartida o utilitário-esportivo japonês mantém o desempenho levemente superior, pois seu motor quatro-cilindros 2.4 tem 170 cv e entrega bom torque. Mesmo com câmbio automático de quatro marchas, ante o de cinco do CR-V, o Toyota se mostra mais esperto.
O quatro-cilindros 2.0 do Honda ganhou 5 cv e gera 155 cv.
Houve uma pequena evolução na hora de acelerar e retomar velocidade, mas o CR-V continua um tanto lento. Agrada mais na estrada, em velocidade constante, quando se mostra silencioso.
A maior evolução ocorreu por dentro. O Honda passa a contar com itens que faziam a diferença no RAV4, como som com entradas auxiliar, USB e para iPod e comando para as funções do rádio no volante, o que melhorou sua ergonomia.
Além disso, a cabine ficou mais moderna e atraente. O painel de instrumentos chama a atenção e oferece boa leitura. Os materiais de acabamento dão aparência jovem ao carro.
Nesse quesito, há grande superioridade ante o “rústico” RAV4.Por: Rafaela Borges / Fotos: Sergio Castro
Fonte: Blogs.Estadão
O que mudou nesse período de um pouco mais de um ano? Nem foi tanto assim. O CR-V passou por atualizações que solucionaram as principais falhas da versão anterior. Além disso, por ser feito no México, o Honda não paga imposto de importação e é tabelado em R$ 86.915 na versão LX 4×2, de entrada.
O CR-V tem estilo mais moderno. Além disso, ganhou itens que faziam falta, como comandos para funções do rádio no volante.
Já o RAV4 parou no tempo. Agora, diante do revigorado rival, parece um “velhote”. Para piorar, é feito no Japão e, desde o início do ano, recolhe 30% a mais de IPI do que carros produzidos no Mercosul e México. Resultado: parte de R$ 108.500.
A diferença de preço, que era de cerca de R$ 4 mil no ano passado, agora ultrapassa os R$ 20 mil.
RAV4 tem visual mais cansado e apresenta certa rusticidade por dentro e por fora. Seu jeitão é de utilitário de verdade.
Em contrapartida o utilitário-esportivo japonês mantém o desempenho levemente superior, pois seu motor quatro-cilindros 2.4 tem 170 cv e entrega bom torque. Mesmo com câmbio automático de quatro marchas, ante o de cinco do CR-V, o Toyota se mostra mais esperto.
O quatro-cilindros 2.0 do Honda ganhou 5 cv e gera 155 cv.
Houve uma pequena evolução na hora de acelerar e retomar velocidade, mas o CR-V continua um tanto lento. Agrada mais na estrada, em velocidade constante, quando se mostra silencioso.
A maior evolução ocorreu por dentro. O Honda passa a contar com itens que faziam a diferença no RAV4, como som com entradas auxiliar, USB e para iPod e comando para as funções do rádio no volante, o que melhorou sua ergonomia.
Além disso, a cabine ficou mais moderna e atraente. O painel de instrumentos chama a atenção e oferece boa leitura. Os materiais de acabamento dão aparência jovem ao carro.
Nesse quesito, há grande superioridade ante o “rústico” RAV4.Por: Rafaela Borges / Fotos: Sergio Castro
Fonte: Blogs.Estadão
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