Friday, June 1, 2012

Avaliação: Audi A8 Hybrid 2012

01/06/2012 Carros do Álvaro — Audi A8 Hybrid amplia o universo Audi e introduz novos padrões ambientais em sua classe.
Mesmo na topo de sua gama, a Audi diversifica. O A8 Hybrid surgiu no ano passado, no Salão de Frankfurt, e chegou com o objetivo de aliar o padrão topo de linha da marca a um desempenho ambiental de referência, alcançando o status de "full hybrid" – híbridos capazes de se moverem utilizando somente o motor elétrico. Além disso, com um preço estimado em 100 mil euros – quase R$ 250 mil –, o Audi A8 não poupa esforços para agradar motorista e passageiros, oferecendo uma vasta lista de mordomias e exclusividades.

O modelo ecologicamente correto diferencia-se da versão tradicional já no exterior. Além do logotipo na traseira e nas soleiras que denunciam a versão, o A8 Hybrid traz rodas de 18 polegadas exclusivas, com dez raios em forma de turbina. A cor prata metalizada também é exclusiva.
O interior, por sua vez, ganhou um painel de instrumentos que mostram informações específicas do sistema híbrido. Assim, o painel não tem conta-giros, exibindo em seu lugar um indicador de potência do sistema e de carga da bateria. O fluxo de energia e o consumo de combustível podem ser consultados na tela de alta definição do sistema de entretenimento MMI, item de série desta versão.

Aliás, estes não são os únicos atrativos interiores do A8 Hybrid. Há ainda uma longa lista de equipamentos de série, que incluem faróis com leds, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros elétricos e de couro, além do sistema "active noise control", que inibe os ruídos excessivos e desagradáveis do exterior utilizando frequências sobrepostas através do sistema de rádio. A agradável habitabilidade é acentuada ainda pela grande liberdade de movimentos, tanto na frente quanto para quem está atrás. Já o porta-malas foi drasticamente reduzido de 510 para 335 litros de capacidade, em função da inclusão das baterias de íons de lítio. O compartimento também deixou de ser plano. Para compensar, a Audi desenvolveu um conjunto de cinco malas que acompanha o modelo, específico para esta configuração irregular.
O sistema híbrido do A8, que alia o motor a gasolina 2.0 TFSI de 211 cv a um propulsor elétrico de 54 cv, define bem a diferença em relação aos seus rivais mais diretos. Diante do BMW ActiveHybrid 7 e da Mercedes S 400 Hybrid, o A8 é o único que permite propulsão totalmente elétrica, dispondo de uma autonomia de 3 km, desde que não supere os 60 km/h. O sistema é capaz de suportar velocidades de até 100 km/h, mas com uma autonomia bem mais limitada. Segundo a fabricante, o carro consegue um consumo combinado de 15,8 km/l.

A eficácia do sistema híbrido do A8 só é alcançada devido à utilização de um motor a gasolina com capacidade reduzida e apenas quatro cilindros. As versões híbridas do BMW Série 7 e do Mercedes Classe S, por exemplo, utilizam motores V8 e V6 a gasolina, respectivamente. Os próprios representantes da Audi reconhecem que ponderam bastante sobre a questão de utilizar um motor de quatro cilindros em um segmento habituado a opções mais "nobres".
Primeiras impressões

Suavidade elétrica

Munique/Alemanha – Na estrada o desempenho do sistema híbrido do A8 convence pela boa resposta no arranque e se prolonga de forma suave e progressiva até os níveis mais altos. A transmissão automática Tiptronic, de oito velocidades, foi revista para se adaptar a este novo grupo propulsor e acompanha muito bem toda a suavidade do conjunto, com trocas rápidas e imperceptíveis.

Pode-se apontar, no entanto, alguns pontos negativos no sistema do A8 hybrid. A mais óbvia é o ruído não muito agradável do motor quando um pouco mais requisitado. Em situações de mais exigência de potência, a falta de um motor a combustão mais forte torna-se mais clara. Por mais que o 2.0 TFSI seja competente, ele é pequeno demais para carregar quase duas toneladas – mesmo com a ajuda do motor elétrico. Nestas condições, a resposta se mostra bem menos explosiva do que a dos rivais alemães.

Mas o objetivo do Audi A8 Hybrid é bem mais ambiental e, nesse ponto, é soberano, como foi possível comprovar no percurso efetuado na Alemanha. Afinal, é pouco comum para um modelo destas dimensões realizar um pequeno trajeto, do início ao fim, apenas no modo elétrico. E esta distinção ambiental pode fazer a diferença em uma clientela exigente, mas que deseja mostrar-se ecologicamente correta.
Ficha Técnica

Audi A8 Hybrid

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbo. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com oito marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 245 cv a 4.300 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,7 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Torque máximo: 48,9 kgfm a 1.500 rpm.
Diâmetro e curso: 82,5 mm X 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,6:1.
Suspensão: Dianteira e traseira independentes do tipo Multilink com suspensão pneumática e barras estabilizadores. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 255/45 R18.
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e quatro lugares. Com 5,13 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,46 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina.
Peso: 1.870 kg.
Capacidade do porta-malas: 335 litros.
Tanque de combustível: 75 litros.
Produção: Ingolstadt, Alemanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço nos Estados Unidos: 100 mil euros (os EUA estão na zona do euro?), equivalentes a R$ 250 mil.
por António de Sousa Pereira 
Fonte: MotorDream

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